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Cursos

23 e 24 de maio de 2024

As Eleições de 2024 estão chegando, portanto torna-se necessário o esclarecimento das normas que regulam nosso processo democrático.

23 e 24/05/2024 –CURSO ATOS DE PRÉ-CAMPANHA E CONDUTAS VEDADAS AOS AGENTES PÚBLICOS EM ANO ELEITORAL –
ELEIÇÕES 2024

VALOR: R$1.300,00

10 em estoque

CARGA HORÁRIA: 12 horas

DIAS:: 23/05/2024 (início às 08h às 12h00 – 13h30 às 17h30) e 24/05/2024 (início às 8h00 e Término às 12h)

LOCAL: HOTEL PAIAGUÁS (Av. Historiador Rubens de Mendonça, 1718 – Bosque da Saúde – CEP: 78050-030) CIDADE: CUIABÁ-MT

INCLUSO: Material didático impresso, bloco para anotações, caneta, copo e bolsa personalizado, certificado de participação e Coffee Break

APRESENTAÇÃO DO CURSO
Nós sabemos que o dia a dia do assessor municipal não é nada fácil! Por este motivo, trazemos até você mais uma
capacitação, abordando temas para tornar mais eficiente todos os processos.

MOTIVOS PARA PARTICIPAR
O curso visa estudar temas pertinentes aos atos de Pré-Campanha e quanto às Condutas Vedadas aos Agentes Públicos em Ano Eleitoral, visando as Eleições Municipais de 2024. O participante terá como benefício após realizar o curso, evitar a realização de condutas vedadas que podem levar à cassação do candidato ou à penalização do
gestor.

PÚBLICO-ALVO
Servidores que assessoram os gestores municipais, e aos próprios gestores, bem como procuradores/assessores
jurídicos, controladores internos e advogados militantes na área de Direito Eleitoral e candidatos e seus assessores. 

METODOLOGIA
Aulas teóricas expositivas com utilização de recursos audiovisuais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1 – ATOS DE PRÉ-CAMPANHA
 Conceito de Pré-Campanha
 Conceito de Campanha Eleitoral
 Quem pode e quando pode fazer Pré-Campanha?
 Quem pode e quando pode fazer Campanha
Eleitoral?
 Diferença entre Pré-Campanha e Campanha Eleitoral
 O que pode e o que não pode fazer em Pré-Campanha
 Consequências jurídicas decorrentes de infrações em Pré-Campanha
 Medidas judiciais aplicáveis em relação a atos de Pré-Campanha
 É permitido Arrecadação e Gastos em período de Pré-Campanha?
 É obrigatório Prestar Contas de receitas e despesas
na Pré-Campanha?
 A Jurisprudência do TSE quanto aos atos de Pré-Campanha
 Os Julgamentos dos Candidatos Sergio Moro e Selma Arruda por atos de Pré-Campanha

 

2.1 – CONDUTAS VEDADAS
 Conceito de agentes públicos
 Conceito de condutas vedadas
 Princípio básico de vedação de condutas
 Condutas vedadas e improbidade administrativa
 Condutas vedadas aos agentes públicos em
campanhas eleitorais
 Publicidade em ano eleitoral
 Publicidade e o princípio da impessoalidade
 Publicidade institucional
 Aumento dos gastos com publicidade de órgãos ou
entidades públicas
 Participação de candidatos em inaugurações de obras públicas
 Contratação de shows artísticos
 Pronunciamentos em cadeia de rádio e televisão
 Bens, materiais ou serviços públicos
 Cessão e utilização de bens públicos
 Uso abusivo de materiais e serviços públicos
 Uso de bens e serviços de caráter social

 

2.2 – CONDUTAS VEDADAS
 Recursos Humanos
 Cessão de servidores ou empregados
 Cessão de uso de serviços
 Nomeação, contratação, admissão, demissão sem justa causa, supressão ou readaptação de vantagens, remoção ou transferência de ofício e exoneração de servidor público
 Revisão geral da remuneração dos servidores
públicos
 Recursos Orçamentários/Financeiros
 Transferências voluntárias de recursos públicos
 Distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios
 Vedação prevista na Lei de responsabilidade Fiscal
(LC n° 101, de 2000)
 Calendário eleitoral
 Jurisprudências TSE

INSTRUTOR
PROF.: JOSÉ LUÍS BLASZAK, advogado e professor de Direito Eleitoral e Direito Administrativo em Porto Alegre/RS
e Cuiabá/MT; foi Professor de Direito Administrativo por mais de 10 anos da Universidade de Cuiabá na disciplina
de Direito Administrativo; foi Juiz Membro do TRE/MT – Biênio 2012/14; foi Juiz Ouvidor Substituto do TRE/MT; foi representante do TRE/MT no Curso de Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro no TSE; foi Membro do Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral – COPEJE; foi professor convidado da OAB Nacional para compor o Exame Nacional da OAB na disciplina de Direito Administrativo; foi Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/MT; pós-graduado em Direito Administrativo e Constitucional;
professor em diversos Seminários e Congressos nas áreas do Direito Eleitoral e Direito Administrativo; professor de diversos Cursos de Formação nas áreas do Direito Eleitoral e do Direito Administrativos na ATAME e outros
institutos.

VALOR DO INVESTIMENTO
Valor do Curso: R$ 1.300,00 por pessoa.

*Terá direito ao certificado o participante que obtiver, no mínimo, 75% de presença.

ATENÇÃO! VAGAS LIMITADAS!
Esse Curso poderá ser customizado de acordo com a sua necessidade, no formato “IN COMPANY

26 e 27 de junho de 2024

Conheça os melhores métodos para tornar o Processo Administrativo Disciplinar ( PAD) mais ágil, eficiente e eficaz e evitar falhas comuns na condução do processo.

26 e 27/06/2024 – PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR

VALOR: R$1.300,00

10 em estoque

CARGA HORÁRIA: 12 horas

DIAS: 26/06/2024 (início às 08h às 12h00 – 13h30 às 17h30) e 27/06/2024 (início às 8h00 e Término às 12h)

LOCAL: HOTEL PAIAGUÁS (Av. Historiador Rubens de Mendonça, 1718 – Bosque da Saúde – CEP: 78050-030)
CIDADE: CUIABÁ-MT

INCLUSO: Material didático impresso, bloco para anotações, caneta, copo e bolsa personalizado, certificado de participação e Coffee Break

APRESENTAÇÃO DO CURSO
O processo administrativo disciplinar (PAD) é um instrumento pelo qual a Administração Pública exerce seu poder-dever para apurar as infrações funcionais e aplicar penalidades aos seus agentes públicos e àqueles que possuem uma relação jurídica com a administração. Todavia, não raro, o processo administrativo se mostra ineficiente e ineficaz, quer seja pela demora na sua conclusão, quer seja pela anulação judicial do procedimento, quase sempre por falhas na condução do processo.
Assim, a ATAME/MT, no alto dos seus 28 anos de experiência, sabedora da necessidade de capacitação efetiva dos servidores públicos nesse importante tema, realizará o curso PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR.

MOTIVOS PARA PARTICIPAR
O curso pretende instrumentar participantes para a utilização adequada das diversas espécies de provas na
fase instrutória do processo disciplinar. Umas das expectativas com o curso é minimizar a necessidade de
instauração de novas comissões por nulidade processual. O objetivo do curso é que todos os participantes
consigam compreender a dimensão dessa área e que possam exercer as suas atribuições de forma assertivas,
tendo como base o interesse público.

PÚBLICO-ALVO
Servidores públicos de uma forma geral, bem como: membros de comissões de Processo Administrativo
Disciplinar, sindicância etc., secretários, ordenadores de despesas, diretores, gerentes, coordenadores,
assessores jurídicos e técnicos, administradores, controladores, contadores, professores, técnicos e analistas
e demais agentes públicos.

METODOLOGIA

Aulas teóricas expositivas com utilização de recursos audiovisuais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Evolução da Administração Pública;
Recursos;
 Bens públicos e suas classificações;
 Almoxarifado;

 Relação custo-benefício do controle;
 Regime jurídico geral sobre bens públicos;
 Setor de Patrimônio;
 Planejamento das aquisições;
 Ingresso de materiais;
 Armazenagem dos materiais;
 Classificação da despesa orçamentária;
 Instrumentos de controle de patrimônio;
 Depreciação, amortização e exaustão;
 Reavaliação de bens;
 Origem do bem;
 Incorporação ao acervo patrimonial;
 Tombamento;
 Etiquetagem;
 Tecnologia RFID, Código de barras e QR Code;
Bens servíveis;
Movimentação de bens;
Manutenção e reparos dos bens;
 Bens inservíveis;
 Baixa de bens;
 Comissão de avaliação;
 Alienação e desfazimento;
 Inventário;
 Comissão de inventário;
 Princípio da segregação de funções;
Atribuições e competências;
 Sistemas informatizados de gestão de material e patrimônio;
 Termos de responsabilidades;
Seguro de bens;
Controle interno e externo;
Auditoria dos bens patrimoniais;
 Responsabilização;
 Improbidade Administrativa;
 Jurisprudências do TCU, TCE e outros.

INSTRUTOR

PROF. FRANCISNEY LIBERATO: Auditor Público Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Bacharel em Administração; Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia. Professor da Escola de Contas do Tribunal de Contas, Professor de graduação, pós-graduação e cursinhos para concurso público. Participante de Banca de Concurso Público. Coach e Mentor. Idealizador e fundador do Projeto Social Inteligência Emocional.

VALOR DO INVESTIMENTO
Valor do Curso: R$ 1.300,00 por pessoa

*Terá direito ao certificado o participante que obtiver, no mínimo, 75% de presença.

ATENÇÃO! VAGAS LIMITADAS!

Esse Curso poderá ser customizado de acordo com a sua necessidade, no formato
“IN COMPANY

03, 04 e 05 de julho de 2024

JORNADA DE ESTUDOS DA ATAME MT

“CONTROLE INTERNO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA”

Dias 3, 4 e 5 de julho de 2024

Hotel Fazenda Mato Groso

Cuiabá-MT

Carga horária: 24 horas

Público-alvo: Controladores internos

Dia 03 (quarta-feira)

 

Parte da manhã (Painéis de debates):

Painel 1 – Controle interno: 2ª ou 3ª linha de defesa? Lei 14.133/2021 vs. Normas internacionais de auditoria.

Painel 2 Principais mudanças da nova lei de licitações e contratos administrativos e o papel do Controle Interno diante das mudanças.

 

Parte da tarde (Oficinas):

Sala 01 – Auditoria de Licitações e Contratos na Lei nº 14.133/21: Técnicas de Detecção de Fraudes e Erros.

Sala 02 – Consultoria em Auditoria Interna de Órgãos Públicos.

Sala 03 – Gestão de Riscos.

Dia 04 (quinta-feira)

 

Parte da manhã (Painéis de debates):

Painel 1 – Auditoria na área da saúde. Saúde: Direito de todos, dever do Estado.

Painel 2 – Políticas públicas. Administração burocrática vs. Administração gerencial.

 

Parte da tarde (Oficinas):

Sala 1 – Auditoria na área de gestão de pessoas.

Sala 2 – ETP e TR sob a égide da Lei 14.133/2021.

Sala 3 – Auditoria contábil e de bens patrimoniais.

Dia 05 (sexta-feira)

 

Parte da manhã (Palestras):

Palestra 1: IA e sua aplicação na Auditoria Interna.

Palestra 2: GPRA – Government Performance and Results Act. Um modelo a ser seguido pelo Brasil.

 

Parte da tarde (Oficinas):

Sala 1 – Obras públicas, com enfoque no planejamento e alinhamento com políticas públicas.

Sala 2 – Serviços terceirizados continuados com postos de trabalho. Mitigação de riscos.

Sala 3 – Contratação direta (Dispensa e Inexigibilidade de licitação).

PROFESSORES CONFIRMADOS:

 

Almerinda Alves de Oliveira: Auditora com certificação internacional. Mestre em Administração Pública. Graduada em Administração e Direito.

Carlos Augusto de Melo Ferraz: Auditor do TCU. Advogado. Graduado em Engenharia Mecânica e em Direito. Especialista em Direito do Estado e Administração Pública com Ênfase em Controle Externo. Especialista em Controladoria e Finanças.

 

Ercio de Arruda Lins: Assistente de Contratações da Secretaria Jurídica do TRT23. Graduado em Engenharia Florestal e Direito. Especialista em Direito Civil e Processual Civil, Tributário e Administrativo. MBL em Direito Constitucional. MBA em Liderança pela Franklin Covey dos EUA. Autor e coautor de diversos artigos.

Francisney Liberato: Auditor do TCE/MT. Graduado em Administração, Ciências Contábeis e Direito. Mestre em Educação pela University of Florida. Pós-graduado em Neurociências. Pós-graduado em Psicanálise. MBA Executivo em Coaching. Pós-graduado em Direito e Controle Externo na Administração Pública. Pós-graduado em Gestão Pública. Pós-graduado em Contabilidade Gerencial. Autor e coautor de diversos Livros.

João Bosco: Analista Judiciário do TRT23, exercendo o cargo de Auditor da Secretaria de Controle Interno. Mestre em Ciência da Computação. Graduado em Engenharia. Gerente de projetos de IA – Inteligência Artificial, usando Machine Learning, com destaque para o Projeto Audit.AI-Tecnologia Inteligente.

Kleberson Roberto de Souza: Auditor da CGU. Mestre em Administração Pública. Especialista em Direito e Controle Externo da Administração Pública. Coautor de Livros.

Mara Fernanda Florêncio: Servidora do TJMT. Professora. Graduada em Direito e Geografia. Especialista em Gestão Escolar e Direito Público. Professora da Escola dos Servidores do Poder Judiciário e da Escola de Governo do Estado de MT.

Ney Mussa de Moraes: Professor do Curso de Ciências Contábeis da UFMT. Graduado em Ciências Contábeis e Administração. Especialista em Administração Contábil e Financeira, Fundamentos da Educação e Direito do Estado. Mestre em Controladoria e Contabilidade.

Vinícius de Carvalho: Gestor Governamental do Governo do Estado de Mato Grosso. Graduado em Administração. Especialista em Administração Pública e Ciência Política. Mestre e doutor em História. Analista político e professor universitário de graduação e pós-graduação. Autor de vários artigos e livros.

 

VALOR DO INVESTIMENTO:

 

Inscrições até o dia 31/05/2024 – R$ 1.900,00 por pessoa

 

Terá direito ao certificado o participante que obtiver, no mínimo, 75% de presença. Aqueles que desejarem hospedar-se no hotel do evento terão desconto na tabela de preços vigente, devendo ser negociado diretamente com o hotel, quando então deverá informar que é participante do evento. Em relação ao almoço e jantar, o hotel concederá desconto aos participantes. Estacionamento gratuito. Também haverá sorteio de brindes. 

Para mais informações, entre em contato conosco!

Quem Somos

A ATAME foi fundada em 13 de setembro de 1995, em Cuiabá – MT, com o objetivo de prestar serviços técnicos à administração pública.

O nome ATAME surgiu da junção das letras iniciais das palavras: “Assessoria” “Técnica” “Administração” “Municipal” “Eventos”.

Ao longo de sua existência, a ATAME ampliou seu rol de serviços para a área educacional, na realização de cursos de extensão.

O objetivo maior da identidade organizacional da ATAME MT é Promover e desenvolver atividades focadas na capacitação de pessoas e organizações.

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R. A, 23 – Morada do Ouro, Cuiabá – MT, 78053-160