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PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” EM CONTABILIDADE PÚBLICA 2018/1 – TURMA V

8 junho 18:00 - 9 junho 14:00

20x 655,00

Coordenação Geral
– ATAME – Assessoria, Consultoria, Planejamento, Cursos e Pós-graduação Ltda – EPP

Coordenação Acadêmica, Pedagógica e Certificação
– Universidade Candido Mendes – UCAM – “Diploma de Valor de 1902”

Coordenadores do Curso
Francisney Liberato Siqueira

Apresentação/Objetivo
Apresentar aos participantes conteúdo sobre os aspectos estruturantes que norteiam a Contabilidade Aplicada ao Setor Público, em nível regional e nacional, notadamente no que tange às normas internacionais e nacionais, orçamento público, contabilização sobre os elementos orçamentários, patrimoniais e custos, construção e análises de balanços públicos, responsabilização, fraude, enfim, é uma grande oportunidade para conhecer a nova Contabilidade Pública, de maneira profunda, atualizada e esquematizada.

Público Alvo
Destina-se a atender agentes públicos público federal, estadual e municipal que trabalha no setor de contabilidade ou que se relaciona direta ou indiretamente com a contabilidade, bem como os profissionais das diversas áreas que desejam conhecer a Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Profissionais da Contabilidade, Finanças, Auditoria, Controle Interno, além de gestores da área contábil e financeira, bem como analistas.

Carga Horária Total
360 h/a, das quais 324 h/a são destinadas ao conteúdo específico e 36 h/a ao conteúdo científico.

Período do Curso
20 meses, sendo 1 encontro por mês de 18 horas/aula.

Horários
Sexta-feira-noturno: das 18h às 23h (intervalo às 20h30)
Sábado-matutino: das 07h30 às 14h00 (intervalo às 9h00 e às 11h45)

Conteúdo Programático

• Princípios e Normas da Contabilidade Aplicada ao Setor Público (18 h/a – 1 encontro): Normas Brasileiras de Contabilidade editadas pelo CFC. Normas Internacionais de Contabilidade aplicadas ao setor público – IPSAS e MCASP – manual editado e atualizado anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional – STN, especialmente: Introdução à Contabilidade Pública e sua convergência aos novos padrões. Princípios contábeis com base na NBC TSP – Estrutura Conceitual para a Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público. NBC T 16.6 a 16.11 e NBC TSP 01 a 10. IPSAS 01 a 32 – Normas Internacionais de Contabilidade aplicadas ao Setor Público.

• Orçamento Público (18 h/a – 1 encontro):Orçamento público. Técnicas orçamentárias. Princípios orçamentários. Ciclo orçamentário. Processo orçamentário. Plano plurianual. Diretrizes orçamentárias. Orçamento anual. Sistema e processo de orçamentação. Classificações orçamentárias. Estrutura programática. Créditos ordinários e adicionais. Programação e execução orçamentária e financeira. Acompanhamento da execução. Alterações orçamentárias. Receita pública. Despesa pública. Restos a pagar. Despesas de exercícios anteriores. Suprimento de fundos.

• Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (18 h/a – 1 encontro):A busca do plano de contas único. Estrutura e funcionamento do PCASP. Controles do planejamento e da execução do orçamento. Controles da despesa “Em Liquidação” e dos restos a pagar. Controles do superávit financeiro. O PCASP e o PIPCP (Portaria STN nº 548/2015). Regras de integridade.

• Procedimentos Contábeis Orçamentário (36 h/a – 2 encontros):Orçamento público – conceito e natureza jurídica. Aspecto Orçamentário e Financeiro da Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Características Qualitativas da Informação Contábil. Princípios Orçamentários. Ingressos Extraorçamentários. Receita orçamentária. Registro e Procedimentos Contábeis da Receita Orçamentária. Classificação da Receita. Etapas da Receita orçamentária. Despesa Orçamentária. Classificação da Despesa. Etapas da Despesa Orçamentária. Procedimentos Contábeis da Despesa Orçamentária. Restos a pagar. Despesas de exercícios anteriores. Suprimento de Fundos (Regime de adiantamento). Operações de Crédito. Ciclo orçamentário. Diretrizes para elaboração da Proposta Orçamentária. PPA – Plano Plurianual. LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias. LOA – Lei orçamentária Anual. Créditos Iniciais e Adicionais orçamentários. Remanejamento Orçamentário. Atividades, Projetos e Operações Especiais. Emendas Parlamentares Impositivas. Legislação e Jurisprudências sobre Orçamento Público.

• Procedimentos Contábeis Patrimoniais (36 h/a – 2 encontros):Patrimônio Público. Aspecto qualitativo do patrimônio. Aspecto quantitativo do patrimônio. Ativo. Passivo. Patrimônio Líquido. Variações Patrimoniais. Variações Patrimoniais Quantitativas. Variações Patrimoniais Aumentativas. Variações Patrimoniais Diminutivas. Resultado Patrimonial. Variações Patrimoniais Qualitativas. Mensuração de Ativos e Passivos. Avaliação e Mensuração. Reavaliação. Reavaliação do ativo imobilizado. Reavaliação do ativo intangível. Redução ao valor recuperável. Depreciação. Amortização. Exaustão

• Procedimentos Contábeis Específicos (36 h/a – 2 encontros):MCASP – Parte III – Procedimentos Contábeis Específicos, onde serão abordados todos os temos destacados no MCASP sendo: i) FUNDEB: a) conceito, b) origem dos recursos a serem distribuídos pelo fundo, c) forma de distribuição dos recursos arrecadados pelo fundo, d) aplicação dos recursos, e) contabilização dos recursos transferidos e recebidos do FUNDEB; ii) Concessão de serviços públicos: a) conceitos de: Contrato de gestão, Concedente/Parceiro Público/Contratante, Concessionário /Parceiro Privado/ Contratado / Operador, Ativo da concessão, Obra pública, Contraprestação, Receitas Adicionais/Extraordinárias, Aporte de recursos, e de Tarifa/Preço Público, b) Concessões comuns, c) Parcerias Público e Privadas (PPP), d) Contabilização de eventos relacionados ao reconhecimento e mensuração de ativos e passivos da Concessão, Receitas adicionais, aspectos orçamentários, provisão para riscos decorrentes de Contratos de PPP, prestação da garantia, evidenciação, registros contábeis de acordo com o PCASP; iii) Operação de crédito: a) Conceitos: aquisição financiadas de bens, arrendamento mercantil financeiro e operacional, informação complementar da conta contábil, mutuo financeiro, operações de créditos contratual e mobiliária, derivados financeiros, dívida pública consolidada e líquida, b) relação com as informações fiscais, c) relação com a apuração do superávit financeiro, d) contabilização de eventos relacionados às operações de créditos mobiliárias e contratuais, e) contabilização dos eventos relacionados a: aquisições financiadas de bens, arrendamento mercantil financeiro, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, assunção, reconhecimento e confissão de Dívidas, parcelamento de Dívidas; iv) Regime Próprio de Previdência Social (RPPS): a) conceito, b) aspectos orçamentários, c) procedimentos contábeis relacionados a contribuição patronal, contribuição do servidor, encargos sobre contribuições patronais recolhidas fora do prazo, parcelamento de débitos do ente com o RPPS, cobertura de déficits previdenciários, pagamentos de benefícios previdenciários; v) Dívida Ativa: a) conceito, b) registros contábeis referente a contabilização da dívida ativa, Atualização Monetária, Juros, Multas e Outros Encargos, Reclassificação da Dívida Ativa do Ativo Não Circulante para o Ativo Circulante, baixa, Ajuste para Perdas da Dívida Ativa; vi) Precatórios em Regime Especial: a) conceito, b) contabilização dos precatórios em regime especial, vii) Consórcios Públicos: a) conceito, b) recursos dos consórcios públicos, c) procedimentos contábeis orçamentários, d) procedimentos contábeis patrimoniais.

• Gestão de Custos no Setor Público (18 h/a – 1 encontro):Introdução à contabilidade de Custos: Origens dos Custos, Evolução da Contabilidade. Conceitos Básicos em Contabilidade de Custos. Tipos de Produção (Por Ordem ou Encomenda; Contínua ou por Processo), Derivados da Produção (Co-produtos; Sub-produtos; Sucatas). Critérios de Avaliação dos Estoques (PEPS, UEPS, MPM, MPF). Princípios Fundamentais de Contabilidade Aplicados à Contabilidade de Custos. Classificação e Nomenclatura dos Custos. Demonstração de Resultados. Cálculo dos Preços de Vendas. Métodos de Custeios (Kaizen; Pleno; Absorção; Variável; ABC; Padrão; Target Cost), Custeio do Ciclo de Vida do Produto. Relação de Custo-Volume-Lucro (Margem de Contribuição. Pontos de Equilíbrio Operacional; Contábil; Econômico; Financeiro; Financeiro). Grau de Alavancagem Operacional, Margem de Segurança. Visão Estratégica de Custos. Mapas e Relatórios de Produção. Departamentalização (Departamentos; Centro de Responsabilidade; Centro de Custos; Centro de Receitas; Centro de Resultados; Centro de Investimentos; Centro de Lucros). Estudo de Caso.

• Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (18 h/a – 1 encontro):Aspectos conceituais das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público: ambiente da contabilidade, importância das DCASP e legislação correlata. Estrutura, elaboração e análise das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público: Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro, Demonstração dos Fluxos de Caixa, Notas Explicativas, Balanço Patrimonial, Demonstração das Variações Patrimoniais e Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.

• Análise de Balanços Públicos (36 h/a – 2 encontros):Fundamentos da análise financeira e contábil. Análise e interpretação das Demonstrações Contábeis. Usuários da informação financeira dos governos. Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (DCASP). Balanço Orçamentário. Quociente de Execução da Receita, Quociente de Execução da Despesa, Quociente do Resultado da Execução Orçamentária, Quociente da Execução Orçamentária Corrente, Quociente da Execução Orçamentária de Capital, Resultado das Autorizações, Cumprimento da Regra de Ouro, Capitalização/Descapitalização, Endividamento, entre outros. Balanço Financeiro. Quociente de disponibilidade financeira para pagamento de restos a pagar, Quociente de inscrição de restos a pagar, Quociente do Resultado dos Saldos Financeiros e Quociente Orçamentário do Resultado Financeiro. Balanço Patrimonial. Quociente da Situação Financeira (QSF), Liquidez Imediata, Liquidez Corrente, Liquidez Seca, Liquidez Geral, Índice de Solvência, Endividamento Geral, Análise Horizontal, Análise Vertical, Resultado do Balanço Patrimonial, Quociente do Limite de Endividamento, Quociente da Dívida Pública Contratada e Quociente de Dispêndios da Dívida Pública. Demonstração das Variações Patrimoniais. Quociente do Resultado das Variações Patrimoniais. Demonstração dos Fluxos de Caixa. Quociente do fluxo de caixa líquido das atividades operacionais em relação ao resultado patrimonial, Quociente da Capacidade de Amortização de Dívida e Quociente da Atividade Operacional.

• Consolidação das Demonstrações Contábeis e Nota Explicativa (18 h/a – 1 encontro):Aspectos Gerais das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (Revisão Teórica). Notas Explicativas como instrumento de evidenciação das informações contábeis. Definições. Estrutura. Modelos Genéricos. Consolidação das Contas Públicas no PCASP. Competências da STN. Objetivos. A lógica de consolidação no PCASP.

• Responsabilidade do Contabilista Perante o Tribunal de Contas (18 h/a – 1 encontro):Sistema jurídico de responsabilidade: natureza e conteúdo da responsabilidade, responsabilidade objetiva e subjetiva, esfera e tipos de responsabilidade. Tribunais de Contas: jurisdição, competência e responsabilidade pela prestação de contas. Responsabilidade perante o Tribunal de Contas: Natureza jurídica, independência das instâncias, agentes responsáveis. Requisitos da responsabilidade administrativa perante o Tribunal de Contas: competência do agente, ato ilícito na gestão dos recursos públicos, dolo e culpa e nexo de causalidade. Excludentes de ilicitude: estado de necessidade, caso fortuito e de força maior, fato de terceiro e culpa exclusiva da Administração. Responsabilidade da Alta Administração: Implantação e manutenção de sistema de controle interno e fidedignidade das informações contábeis. Excludentes de culpabilidade: potencial desconhecimento a ilicitude e inexigibilidade de conduta diversa. Estudo de casos sobre a responsabilização no âmbito do Tribunal de Contas da União.

• Lei de Responsabilidade Fiscal (18 h/a – 1 encontro):Aspectos legais da LRF. Conceitos. Esferas da administração abrangidas pela LRF. Principais alterações decorrentes da LRF no equilíbrio fiscal. A execução orçamentária e o cumprimento das metas. Aspectos operacionais da LRF. Capacidade de arrecadação. A despesa pública. Definição dos Limites. Da repartição dos limites globais. Controle da Despesa Total com Pessoal. Despesas com a Seguridade Social. As Transferências Voluntárias. Condições para destinação de recursos para o setor privado. Da dívida e do endividamento. Dos Limites da dívida pública e das operações de crédito. Aspectos operacionais contábeis da LRF. Da Recondução da Dívida aos Limites (ART. 31). As Operações de Crédito – Contratação (art. 32). As Operações de Crédito por Antecipação de Receita Orçamentária (ARO) – Da Garantia e da contra garantia Os Restos a Pagar. A gestão patrimonial. A Transparência da Gestão Fiscal. Relatório Resumido da Execução Orçamentária – RREO. Relatório de Gestão Fiscal. Prestações de Contas. A Fiscalização da Gestão Fiscal.

• Deontologia Profissional (18 h/a – 1 encontro):A Deontologia Profissional da função de Contabilista: sua abrangência e relevância. Os princípios que regem o exercício profissional da esfera pública e privada: transparência, ética, eficiência, produtividade e competência. Os valores pessoais envolvidos na atividade profissional: a formação do indivíduo no senso ético e moral da pessoa investida no cargo. O entendimento da finalidade pública e privada: compromisso com a informação fidedigna, o bom uso dos dados para o devido encaminhamento das tomadas de decisões.

• Fraudes em Demonstrações Financeiras (18 h/a – 1 encontro):Caracterização da contabilidade fraudulenta. Práticas usuais de manipulações de dados financeiros e contábeis. Medidas contra a manipulação de dados financeiros e contábeis. Eclosão de manipulações em demonstrações financeiras nos Estados Unidos. Diagnose das fraudes e manipulações contábeis no Brasil. Estudos de casos.

• Metodologia de Pesquisa (18 h/a – 1 encontro):A técnica da análise temática. O conhecimento científico. Tipos de normas técnicas. A elaboração do trabalho científico. Conceitos e estruturação de uma pesquisa: as variáveis envolvidas, os métodos de coleta de dados e o projeto de pesquisa.

• Didática do Conhecimento Científico Aplicada ao Direito (18h/a – 1 encontro): A didática para apresentação de peças jurídicas. Tendências contemporâneas e o papel da didática no discurso jurídico. Planejamento e escolha de objetos, seleção e discussão de conteúdos. Avaliação do processo de aprendizagem.

Corpo Docente:

Coordenador do Curso:
Francisney Liberato – Secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Auditor Público Externo do TCE-MT. Advogado. Contador. Pós-graduado em Direito e Controle Externo na Administração Pública (FGV); Gestão Pública; Contabilidade Gerencial. Atuou em cargos comissionados como Consultor de Orientação ao Jurisdicionado da Consultoria Técnica, Assessor Técnico da Secretaria de Controle Externo sobre Atos de Pessoal e Chefe de Gabinete do Ministério Público de Contas do TCE-MT. Organizador e Coautor dos Livros: “Concurso Público: Polêmicas e Jurisprudências do STF, STJ e Tribunais de Contas”; “Aspectos Polêmicos sobre Concurso Público” e “Direito dos Concursos Públicos: Instrumentos de Controle Interno e Externo.” Coordenador Técnico do I e II Congresso Brasileiro de Gestores e Membros de Comissão de Concurso Público; I e II Congresso Brasileiro de Concurso Público. Palestrante em Congressos, Seminários, Encontros Nacional e Cursos nas áreas de Concurso Público, Processo Seletivo Simplificado, Contratação Temporária, Auditoria, Licitação e Contratos Administrativos, Controle Interno, Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Finanças e Orçamento Público, Responsabilidade de Agentes Públicos e Privados, Oratória, Liderança, dentre outros. Participante de Banca de Concurso Público. Coach e Mentor. Professor da Escola de Contas do TCE-MT, professor de graduação, pós-graduação e cursinhos para concurso público.

Adão Ferreira da Silva – Bacharel em Ciências Contábeis pela UFMT; Bacharel em Direito pela UNIVAG; Especialização em Controladoria e Finanças pela UFMT; MBA – Gerenciamento Avançado pela USP/SP; Mestrado em Controladoria e Contabilidade pela USP/SP; Doutorado em Contabilidad pela UNR – Argentina. Tem experiência em Controladoria , Contabilidade de Custos e Contabilidade Geral de Multinacionais do ramo de bebidas (Ambev); Professor Ensino Superior – Graduação e Pós Graduação; Consultor em Contabilidade de Custos Empresa Pública e Privada (serviços prestados na SEFAZ MT); Coordenador e Chefe de Departamento de Ciências Contábeis – UFMT; Conselheiro do CRC MT (2004 – 2007); Coordenador Curso de Pós-Graduação em Auditoria e Controladoria no Setor Público – UFMT.

Celso Ferreira da Cruz Victoriano – Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT (1994), Graduado em Direito pelo Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT (2001), Especialista em Modelagem Matemática pela UNEMAT(1998) e Direito Público pela UNEMAT (2000) Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006). Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino – UMSA – Buenos Aires – AR (2012). Pós-Doutoramento em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino – UMSA – Buenos Aires – AR (2013). Oficial de Justiça Avaliador do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, caráter efetivo. Atualmente lotado no 3o. Juizado Especial Cível campus UFMT, exercendo a função cumulativamente no Juizado Especial Itinerante (JEI), conforme Portaria n. 150/2014/GRHFC. Docente e Consultor/Avaliador na Pós-Graduação ATAME, Cuiabá-MT. Docente colaborador da Licenciatura Parcelada da UNEMAT. Multiplicador Interno da Escola de Servidores do TJMT. Mediador e Instrutor Judicial do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJMT. Co-idealizador e integrante do Projeto Guató – Cáceres-MT. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Projetos de Pesquisa, Didática, Educação Matemática, Formação de Professores, Educação Ambiental, Etnomatemática, Monografias, Cultura Mato-grossense, Direito Ambiental e Indígena.

Cláudio Marcelo Rodrigues Cordeiro – Mestre em Administração e Gestão Financeira, pela UEX – Universidade de Extremadura da Espanha, Especialista em Didática no Ensino Superior, pelo IBPEX – Instituto Brasileiro de Pesquisa e Extensão, Especialista em Administração de Empresas, com ênfase em Finanças, pelo CDE/FAE – Centro de Desenvolvimento Empresarial, Bacharel em Ciências Contábeis, pela FAE – Faculdade Católica de Administração e Economia. Atualmente é coordenador do curso de Ciências Contábeis nas Faculdades Integradas Santa Cruz/INOVE e professor de diversos programas de pós-graduação. Tem experiência profissional na área de auditoria interna e externa. Possui vasta experiência acadêmica em assuntos relacionados às Ciências Sociais Aplicadas, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade internacional, auditoria de gestão, auditoria interna, auditoria contábil, perícia contábil, contabilidade criativa e fraudes contábeis. Autor dos livros: Auditoria Interna e Operacional, Contabilidade Financeira e Gerencial, Auditoria e Governança Corporativa e Perícia Contábil.

Cleodenise Bernardes Garcia da Silva – Mestre em Administração de empresas pela Faculdade de Administração de Empresas de São Paulo – FAESP, possui pós-graduação lato-sensu em Contabilidade Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso e em Gestão Pública pela Instituto Cuiabano de Educação, graduação em Licenciatura plena em matemática pela Universidade de Cuiabá (1999), graduação em Ciências Licenciatura Curta pela Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga (1982), graduada em Administração pela Faculdade Afirmativo. Exerceu a função técnica por 18 anos na Secretaria de Estado de Fazenda – MT, lotada na Contabilidade Geral do Estado, exerceu a função de criação de projetos de implementação e melhoria do sistema FIPLAN de Mato Grosso. Hoje Professora de pós-graduação em Orçamento Público, Lei de Responsabilidade Fiscal e Metodologia de Pesquisa e Coordenadora Pedagógica de pós-graduação.

Gilmar Rodrigues Possati Junior – Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul. Bacharel em Ciências Contábeis (UFSM). Pós-Graduação em Auditoria Financeira (UnB/TCU). Pós-Graduação em Finanças Públicas (ESAF). Professor de Contabilidade (Geral e Pública) do Estratégia Concursos Experiência como instrutor e tutor da ESAF.

Isaias Lopes da Cunha – Conselheiro Substituto do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso. Bacharel em Direito (UNIC) e em Ciências Contábeis (UCDB). Mestrando em Ciências Contábeis. Possui MPA em Direito do Estado e a Administração Pública com ênfase em Controle Externo (FGV/RJ). Especialista em Direito da Administração Pública, Gestão da Administração Públicae Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas.

Jorge Pinto de Carvalho Júnior – Contador graduado pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pós-graduado em Gestão Pública Municipal (UNEB), Contabilidade Governamental (Fundação Visconde de Cairú) e Direito Público e Controle Municipal (Unibahia). Foi Controlador Municipal e Secretário de Administração, Finanças e Planejamento em municípios do Estado da Bahia. Ex-Analista de Controle Interno da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, onde ocupou a função de Superintendente de Normas Técnicas e foi Substituto Eventual do Contador Geral do Estado. Auditor de carreira do Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Assessor Técnico da Câmara Técnica de Normas Contábeis e de Demonstrativos Fiscais da Federação (STN), indicado pelo Instituto Rui Barbosa. Membro do Subgrupo Nacional do PCASP da STN. Coautor dos livros: Entendendo a Contabilidade Orçamentária Aplicada ao Setor Público (2015); Entendendo a Contabilidade Patrimonial Aplicada ao Setor Público: do Ativo ao Patrimônio Líquido (2017); Entendendo o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (2ª ed. – 2017), todos publicados pela Editora Gestão Pública.

José Alves Pereira Filho – Auditor do Estado. Atualmente ocupa o cargo de Secretário Adjunto de Controle Preventivo da Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso. Atuou como Secretário Auditor Geral do Estado pelo período de 2010-2014. Ministrou cursos sobre os temas: Controle Interno, Controle Externo, Auditoria Governamental, Lei de Responsabilidade Fiscal, Contabilidade Pública e outros temas relacionados com a Administração Pública. Participou como colaborado do TCE-MT na elaboração do Guia para Implantação do Controle Interno. Membro da Comissão de Implantação dos Núcleos Sistêmicos do Poder Executivo do Estado de Mato Gorsso (reforma administrativa). Participou da equipe de Desenvolvimento do Sistema FIPLAN Sistema Integrado de Planejamento, Finanças e Contabilidade do Estado de Mato Grosso. Ingressou no concurso de Gestor Governamental do Estado de Mato Grosso (2001-2005), desempenhando suas funções na Contabilidade Geral do Estado, onde ocupou o cargo de Contador Geral em substituição. Atuou na área de planejamento e orçamento do Município de Várzea Grande (1998-2001). Graduado em Ciências Contábeis pela UFMT (1998), Especialização em Gerente de Cidade pela Fundação Armando Alvares Penteado FAAP (2002) e especialização em Gestão Pública pela Universidade de Cuiabá (2004), Pós-Graduado em Direito e Gestão Pública pela Fundação Escola do Ministério Público (2008).

José Marcelo Perez- Coordenador do Projeto 1 (planejamento Estratégico) do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado do Tribunal de Contas de Mato Grosso – PDI. Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso – TCE-MT. Contador formado pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Palestrante e Instrutor da Escola de Contas do TCE-MT. Pós-graduado em Direito e Controle Externo na Administração Pública (FGV); MBA em Gestão Governamental (FIAVEC); MBA em Administração Pública e Gerenciamento de Cidades (FIAVEC); e Pós-graduando em MBA em Gestão Estratégica de pessoas e Coaching (UNEB/CPEX). Atuação em cargo comissionado como Assessor Técnico de Desenvolvimento de Controle Externo (ADECEX/TCE-MT). Palestrantes/instrutor em diversas áreas: Orçamento Público, Administração Pública, Planejamento Estratégico, Balanced Scorecard – BSC, Motivacional, Liderança e Equipe, oratória.

Luiza Cristina de Azevedo Ricotta- Psicóloga, trabalha com Desenvolvimento Profissional em Carreiras públicas e privadas. Professora universitária em cursos de pós-graduação presencial e à distância. Mestrado em Psicologia pela U.P. Mackenzie, SP. Pós-Graduada em Terapia Familiar Sistêmica PUC-SP. Pós-Graduada em Psicodrama e também Didática Supervisor em Psicodrama pelo SEDES/ FEBRAP. Autora de diversos conteúdos para cursos de pós-graduação EaD. Formação em Gestão de Pessoas da FGV-SP, em Coach Instituto Holos BR e em Mediação e Solução de Conflitos ALGI credenciada pelo Conselho Nacional de Justiça. Membro do Fórum Permanente de Inovação da FGV-SP.
Autora de diversas publicações e artigos com temas humanos e no segmento Concursos, tais como Concurso Público: como enfrentar esse desafio! SP: Rideel Ed, 2011 e Vida em Ritmo de Concursos: vivencias e reflexões para seguir rumo à aprovação. PR: Juruá Ed.

Mauro Kosis – Bacharel em Ciências Contábeis pela UFMT, Auditor Federal de Finanças e Controle do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União, Especialista em Gestão Empresarial pela UFMT, Membro da Academia Mato-grossense de Ciências Contábeis – Cadeira nº 33.

Ney Mussa – Graduado em Ciências Contábeis (UFMT). Graduado em Administração UFMT. Mestre em Controladoria e Contabilidade USP. Analista Judiciário Contador do TRT -23ª Região. Atuou como professor na UNIVAG, UNIC e UNIRONDON. Professor e Coordenador do Curso Ciências Contábeis UFMT. Diretor Operacional da AMACIC (2015-2017).

Nilton de Aquino Andrade – Contador, auditor e Professor – Mestre em Contabilidade, Diretor da Empresa Mérito Público Assessoria e Consultoria Contábil, com assessoria e consultoria em Contabilidade e administração pública; consultor da FIPECAFI junto à implantação da convergência contábil do Estado de São Paulo; consultor junto à PSG Tecnologia em Implantação de Sistemas do Estado de Mato Grosso do Sul. Ex-Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Minas Gerais, Membro da Academia Mineira de Ciências Contábeis, ocupando a Cadeira 58. Foi inspetor do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais; ex- presidente do SIM – Instituto de Gestão Fiscal. Especializado em Direito Público e Administração Pública. Detentor do Diploma: “Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal”, recebido na Câmara Municipal de Belo Horizonte/MG em 22 de Setembro de 2008, por trabalhos prestados à sociedade. Detentor da Comenda Cruz do Mérito Filosófico Cultural, oficializada pelo Decreto Nº 14.645, de 28 de dezembro de 1979 do Estado de São Paulo. É autor dos Livros “Contabilidade pública na gestão municipal – 6ª edição 2017” e “Planejamento governamental para municípios – 2ª edição 2008”, ambos publicados, pela Editora Gen/Atlas e dos Livros “Contabilidade em Foco – 1ª edição 2006“e “Contabilidade de Custos – Temas atuais- 1ª Edição 2009” publicados pela Editora Juruá.

Rosana Lia Ravache – Doutora em Geografia Humana na linha de pesquisa em Metrópole e Geografia Urbana com a tese Migração e modernização em cidades médias da Amazônia Legal: área de abrangência da Br 163, defendida na Universidade de São Paulo. Mestre em Geografia Humana na área de concentração Ambiente e Desenvolvimento Regional com a dissertação que tratou da (Re) significação de espacialidades potencialmente turísticas com inclusão das comunidades receptoras um estudo de caso do bairro do Porto de Cuiabá/ MT, apresentada na Universidade Federal de Mato Grosso (2008). Especialista em Terceiro Setor e Políticas Públicas pela Universidade Cândido Mendes, com o trabalho “Ecoturismo – aplicação de politicas públicas e de responsabilidade social no Pantanal de Poconé”, Rio de Janeiro (2006). Formação em Programação Nerolinguistica (1990) e Coaching (2013). Psicologia do Desenvolvimento Mental (1981), Graduada em Comunicação Social com ênfase em Relações Públicas, no Centro de Estudos Superiores e Pesquisa, Rio de Janeiro provisionado pelo Ministério do Trabalho (1979). Técnica em Serviço Social formada pela Escola Profissional da República Federal da Alemanha: especialização na área de Serviço Social [BeruflicheFortbildung in der BundesrepublikDeutschland – SpezialisierungaufdemGebiet de Sozialarbeit] (1966); Prática em Serviço Social na Organização de Trabalho Voluntário para o Bem Estar, da Associação Caritas: trabalhos sociais de Grupo [Praxis in Sozialrbeit in einerOrganisation der FreienWohlfahrtspflege (Caritasverband), SozialeGruppenarbeit (1966) Professora do Univag Centro Universitário nos cursos de Serviço Social, Psicologia e Comunicação Social. Linhas de pesquisa: Geografia, Geopolítica e Urbanidade. Atuação docente: Antropologia, Filosofia, Movimentos Sociais, Relações Internacionais, Sociologia, Teoria Política e Terceiro Setor.

Datas Disciplinas Carga horária
08/06/2018
09/06/2018 Princípios e Normas da Contabilidade Aplicada ao Setor Público 18 h/a
06/07/2018
07/07/2018 Orçamento Público 18 h/a
03/08/2018
04/08/2018 Plano de Contas Aplicado ao Setor Público 18 h/a
31/08/2018
01/09/2018 Procedimentos Contábeis Orçamentários 18 h/a
05/10/2018
06/10/2018 Procedimentos Contábeis Orçamentários 18 h/a
09/11/2018
10/11/2018 Procedimentos Contábeis Patrimoniais 18 h/a
19/01/2019
20/01/2019 Procedimentos Contábeis Patrimoniais 18 h/a
01/02/2019
02/02/2019 Procedimentos Contábeis Específicos 18 h/a
08/03/2019
09/03/2019 Procedimentos Contábeis Específicos 18 h/a
12/04/2019
13/04/2019 Gestão de Custos no Setor Público 18 h/a
17/05/2019
18/05/2019 Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público 18 h/a
15/06/2019
16/06/2019 Análise de Balanços Públicos 18 h/a
13/07/2019
14/07/2019 Análise de Balanços Públicos 18 h/a
16/08/2019
17/08/2019 Consolidação das Demonstrações Contábeis e Nota Explicativa 18 h/a
14/09/2019
15/09/2019 Responsabilidade do Contabilista Perante o Tribunal de Contas 18 h/a
18/10/2019
19/10/2019 Lei de Responsabilidade Fiscal 18 h/a
08/11/2019
09/11/2019 Deontologia Profissional 18 h/a
06/12/2019
07/12/2019 Fraudes em Demonstrações Financeiras 18 h/a
07/02/2020
08/02/2020 Metodologia de Pesquisa 18 h/a
06/03/2020
07/03/2020 Didática do Conhecimento Científico Aplicada ao Direito 18 h/a

05/06/2020 Entrega da Monografia
02/10/2020 Entrega do Certificado

 

Formulário de Inscrição

Detalhes

Início:
8 junho 18:00
Final:
9 junho 14:00
Preço:
20x 655,00
Evento Categoria:

Local

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE – CRC/MT
Rua 5 Quadra 13 Lote 02 Centro Político Administrativo
CUIABÁ, MT 78049-916 Brasil
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