Carregando Eventos

« Todos Eventos

ANÁLISE DE BALANÇOS PÚBLICOS – Teoria e Prática

24 janeiro 2019 08:00 - 25 janeiro 2019 12:00

R$799,00

CARGA HORÁRIA:  12 horas

DATA: 24 E 25/01/2019

OBJETIVO:

O curso tem por objetivo treinar os agentes públicos para a elaboração, utilização, análise e interpretação de formar eficiente dos Balanços Públicos, também conhecido como Demonstrativos Contábeis.

Visa utilizar os balanços como instrumento de planejamento e controle da gestão pública, com a finalidade de tomada de decisões.

PÚBLICO-ALVO:

Agentes públicos com atribuições de gestão, ordenação de despesas, contabilidade, orçamento e finanças, controle interno, auditoria e demais agentes.

CONTÉUDO PROGRAMÁTICO: 

– Fundamentos da análise financeira e contábil

– Análise e interpretação das Demonstrações Contábeis

– Usuários da informação financeira dos governos

– Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (DCASP)

– Balanço Orçamentário

Introdução

Estrutura

Definições

Elaboração

Notas explicativas

Análise: Quociente de Execução da Receita, Quociente de Execução da Despesa, Quociente do Resultado da Execução Orçamentária, Quociente da Execução Orçamentária Corrente, Quociente da Execução Orçamentária de Capital, Resultado das Autorizações, Cumprimento da Regra de Ouro, Capitalização/Descapitalização, Endividamento, entre outros.

– Balanço Financeiro

Introdução

Estrutura

Definições

Elaboração

Notas explicativas

Análise: Quociente de disponibilidade financeira para pagamento de restos a pagar, Quociente de inscrição de restos a pagar, Quociente do Resultado dos Saldos Financeiros e Quociente Orçamentário do Resultado Financeiro.

– Balanço Patrimonial

Introdução

Estrutura

Definições

Elaboração

Notas explicativas

Análise: Quociente da Situação Financeira (QSF), Liquidez Imediata, Liquidez Corrente, Liquidez Seca, Liquidez Geral, Índice de Solvência, Endividamento Geral, Análise Horizontal, Análise Vertical, Resultado do Balanço Patrimonial, Quociente do Limite de Endividamento, Quociente da Dívida Pública Contratada e Quociente de Dispêndios da Dívida Pública.

– Demonstração das Variações Patrimoniais

Introdução

Estrutura

Definições

Elaboração

Notas explicativas

Análise: Quociente do Resultado das Variações Patrimoniais.

METODOLOGIA DE TRABALHO:

Exposição dos conceitos relacionados ao tema de forma teórica, prática e exercícios de fixação.

INSTRUTOR:

Francisney Liberato

Secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Auditor Público Externo do TCE-MT. Advogado. Contador. Pós-graduado em Direito e Controle Externo na Administração Pública (FGV); Gestão Pública; Contabilidade Gerencial. Atuou em cargos comissionados como Consultor de Orientação ao Jurisdicionado da Consultoria Técnica, Assessor Técnico da Secretaria de Controle Externo sobre Atos de Pessoal e Chefe de Gabinete do Ministério Público de Contas do TCE-MT. Organizador e Coautor dos Livros: “Concurso Público: Polêmicas e Jurisprudências do STF, STJ e Tribunais de Contas”; “Aspectos Polêmicos sobre Concurso Público” e “Direito dos Concursos Públicos: Instrumentos de Controle Interno e Externo.” Coordenador Técnico do I e II Congresso Brasileiro de Gestores e Membros de Comissão de Concurso Público; I e II Congresso Brasileiro de Concurso Público. Palestrante em Congressos, Seminários, Encontros Nacional e Cursos nas áreas de Concurso Público, Processo Seletivo Simplificado, Contratação Temporária, Auditoria, Licitação e Contratos Administrativos, Controle Interno, Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Finanças e Orçamento Público, Responsabilidade de Agentes Públicos e Privados, Oratória, Liderança, dentre outros. Participante de Banca de Concurso Público. Coach e Mentor. Professor da Escola de Contas do TCE-MT, professor de graduação, pós-graduação e cursinhos para concurso público.

 

 

Formulário de Inscrição

Detalhes

Início:
24 janeiro 2019 08:00
Final:
25 janeiro 2019 12:00
Preço:
R$799,00
Evento Categoria:
Evento Tags: