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MBA em Comportamento Humano nas Organizações e Liderança Coach

29 maio 2020 18:00 - 30 maio 2020 17:30

R$750,00

Curso: MBA em Comportamento Humano nas Organizações e Liderança Coach

Local: Cuiabá.

Turno: Sexta-feira-noturno: das 18h às 23h (intervalo às 20h30)

Sábado das 8h às 12h (intervalo das 10h às 10h15) e das 13h30 às 17h30 (intervalo das 15h30 às 15h45).

Não incluso coffee break

Incluso material didático online (acesso no portal do aluno)

Carga Horária: 360h

Início Previsto:  primeiro semestre de 2020.

 

Apresentação

A pós-graduação “MBA em Comportamento Humano nas Organizações e Liderança Coaching”, que terá sua primeira edição na capital de Mato Grosso, integra conhecimentos da Psicologia do Trabalho e Comportamento Humano com o intuito de tornar os ambientes mais sustentáveis para que se possa, então, facilitar o alcance dos objetivos organizacionais.

A área de Gestão de pessoas nas organizações nas últimas décadas tem investido cada vez mais em desenvolvimento humano. Elas entenderam que, além de auxiliarem no cumprimento de suas responsabilidades, tais programas são excelentes ferramentas gerenciais. Com esse espírito propõe-se esta pós-graduação, capacitando liderança acerca do comportamento profissional, fornecendo conhecimentos e ferramentas para uma gestão estratégica mais consciente e assertiva.

 

Através desta especialização, serão respondidas quatro perguntas essenciais que nortearão sua linha de pesquisa: Como compreender a personalidade e o comportamento humano no contexto do trabalho? Como evitar a insatisfação e o adoecimento psíquico frente às organizações? O que explica e o que fazer em relação aos fenômenos psicológicos e grupais indesejados como desmotivação, competição, conflitos, comunicação improdutiva e falta de gestão? Como empreender esta habilidade comportamental para influenciar pessoas com a prática de liderança Coaching?

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MÓDULO I – A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA ATUALIDADE

Objetivos: Favorecer uma compreensão geral das relações humanas envolvidas no ambiente organizacional, situando a Psicologia em POT (Psicologia Organizacional do Trabalho), contextualizando-a culturalmente, historicamente, cientificamente e propondo um campo de ação da Psicologia Organizacional.

Ementa: Contribuições das teorias psicológicas para o campo do estudo das organizações. Impacto dos diversos modos de organização do trabalho na vida e saúde das pessoas. Temas da psicologia na interface com os estudos organizacionais: motivação, aprendizagem, percepção e grupos. Tensão e conflito. Processo de liderança. Análise crítica a pertinência de perfis de liderança nas instituições. Perceber estilos gerenciais em situações teóricas de resolução de problemas organizacionais. Diferentes aspectos contextuais que afetam o comportamento humano em organizações.

 

 MÓDULO II – FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES: DIVERSIDADE E RELAÇÕES

Objetivos: Compreender como se faz à análise do comportamento organizacional nos níveis individual, grupal e organizacional, seja para diagnosticar possíveis problemas e desenvolver estratégias que possam solucioná-los, seja para fornecer subsídios à (re) definição de políticas de gestão de pessoas nas organizações públicas, privadas e não governamentais. Visa ainda, oportunizar aos alunos conhecimento sobre as perspectivas funcionalistas e críticas sobre a análise do comportamento organizacional.

Ementa: Psicologia Social na Organização: processo individual (fundamentos do comportamento individual, personalidade, emoções, identidade, motivação); Processo grupal (fundamentos do comportamento de grupo, liderança e confiança, poder e política, conflito e negociação) e Processo Organizacional (cultura, mudança e desenvolvimento organizacional).  Personalidade, Percepção e Cultura. Motivação: as teorias, a satisfação e o bloqueio dos motivos. Liderança: os enfoques e as técnicas. Diagnóstico do ambiente: avaliação das variáveis e conclusões. As contribuições da Psicologia Organizacional.

 

MÓDULO III – PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA: COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES POR EXCELÊNCIA

 

Objetivos: Apresentar ferramentas estratégicas de comunicação, processos de pensamentos e de comportamentos, se apropriando da comunicação verbal e não verbal e técnicas cientificas em estreitar o manejo das relações humanas, visando mudanças de crenças, sentimentos e comportamentos.

Ementa: Histórico da Programação Neurolinguística e seu desenvolvimento no mundo. O modelo de comunicação e filtros de percepção. Linguagem verbal e não verbal. Pressupostos Básicos da PNL. Canais Representacionais de personalidade: Visual, Auditivo e Cinestésico. Técnica de criar e manter Rapport. Processos de ancoragem. Integração dos hemisférios cerebrais. Propondo mudanças de crenças.

 

MÓDULO IV – LIDERANÇA COACHING: INTRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE POTENCIAIS

 

Objetivos: Apresentar o estudo teórico e prático de liderança e coaching e sua importância para a moderna gestão organizacional, estimulando comportamentos estratégicos diante dos novos desafios e mudanças, propondo ferramentas para o líder coach compreender em detalhes o processo de coaching e das competências para orientar e desenvolver a equipe.

Ementa: Panorama e história do coaching como ferramenta de desenvolvimento. Funcionamento do coaching e suas diferentes abordagens.  A evolução do coaching nas organizações. As novas possibilidades de utilização do processo na rotina da liderança. O dilema de ser apenas um chefe ou se tornar um líder de verdade.  A relação entre coach e liderança. Competências da liderança e do coach.  Conhecendo o processo e sua evolução. A base do coaching: perguntas poderosas.  Relação de parceria e confiança.  Momentos do coaching: pedido de conselho, sucesso, fracasso e adversidade.

 

MÓDULO V –  LIDERANÇA COACHING: FERRAMENTAS E PRÁTICAS

 

Objetivos: Aprofundar o estudo teórico e prático das temáticas liderança e coaching, possibilitando desenvolver em seu público-alvo, competências técnicas e comportamentais capazes de despertar e inspirar talentos e líderes, além de potencializar ambientes para alcançar elevado desempenho das equipes nas mais diversas organizações.

Ementa: Coleta de dados e mapa do coachee. Método GROW. A arte de fazer perguntas poderosas: perguntas de diagnóstico, desafiadoras, de ação, de prioridade e sequência, de prognóstico, hipotéticas, de extensão.  Cinco passos práticos. Diferentes estilos na equipe. Sentimentos positivos como fator determinada da qualidade do aprendizado. Plano de ação: imagens concretas são mais fáceis de entender e reter. Papéis e responsabilidades do líder coach. Autoconhecimento  do líder coach e impacto na equipe. Competências para ser um autêntico líder coach. Líder coach na prática e na rotina de trabalho. O uso do feedback na liderança coach. A criação de um modelo para a equipe atingir seu máximo potencial.

 

MÓDULO VI  – ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DO TEMPO

 

Objetivos: Proporcionar conceitos, relações fundamentais com a administração e gestão do tempo, problematizando questões que envolvam a tomada de decisão em ambientes diversos, elaborar, a partir dos fundamentos, instrumentos e o plano de trabalho proposto, de modo a organizar o ambiente de trabalho em harmonia com os objetivos, identificar o que é importante para você e selecionar suas atividades de acordo com suas prioridades.

 

Ementa: Análises de como as decisões atuais afetam o desempenho pessoal e profissional. Impacto de diferentes cenários sobre o desempenho pessoal. Tomada de decisões e desenho estratégicos diante de cenários diversos. Premissas de sucesso para alto rendimento. A tríade do tempo. Equipes produtivas. Reuniões produtivas. Avaliação e contextualização a oportunidade da adoção de medidas que permitam melhorar o desempenho profissional. Gestão do tempo na organização e entrega de trabalhos. A Construção do Novo

 

MÓDULO VII – GESTÃO DE QUALIDADE DE VIDA NAS ORGANIZAÇÕES

 

Objetivos: Possibilitar a reflexão sobre a importância das ferramentas de diagnóstico, indicadores de gestão e programas de QVT  para a promoção do bem estar dos funcionários, se apropriando do conceito de QVT através do contato com a origem do termo e sua história; possibilitando a implementar projetos estratégicos de qualidade de vida no trabalho.

Ementa: O conceito de Qualidade de Vida no Trabalho. Saúde e estresse no ambiente de trabalho. Principais Modelos de QVT. A abordagem BPSO para análise e diagnóstico de QVT. Fatores críticos de Gestão de QVT. Ferramentas de diagnóstico QVT. Exemplos de Programas de QVT.

 

MÓDULO VIII – GOVERNANÇA CORPORATIVA

 

Objetivos: Possibilitar ferramentas da Gestão de Governança Corporativa, apresentando, discutindo sobre as estruturas adotadas no mundo contemporâneo, compreendendo seus conceitos, contexto atual, conhecimento sobre seus instrumentos/processos e seu potencial impacto sobre o valor da companhia.

 

Ementa: Fundamentos da governança corporativa: Conceitos e pilares de governança corporativa e conflitos de interesses. Estruturas e práticas de governança corporativa. Estrutura organizacional e estratégia competitiva. Qualidade da gestão corporativa. Tópicos especiais: Confiança como mecanismo de governança, redes corporativas, relações com stakeholders externo.

 

 

MÓDULO IX – LIDERANÇA NA GESTÃO DE CONFLITOS E NEGOCIAÇÃO

 

Objetivos: Desenvolver habilidades necessárias para identificar, mediar e gerir enfrentamentos em situação de conflito no ambiente de trabalho.

 

Ementa: Aspectos conceituais associados ao processo de mediação e negociação. Habilidades em negociação. Estruturas e abordagens. Aspectos relacionais e o modelo mental. Hierarquia, status, consideração e influência. Negociação baseada em princípios. Consenso e relacionamentos. Tensão e controle emocional. Coordenação e decisão, o líder e a equipe. Abertura e efeitos da ancoragem. Implementação de acordos.

 

MÓDULO X – TECNOLOGIA DE ENSINO 1: TEORIA DE GRUPO, GESTÃO DE EQUIPES E RELAÇÕES INTERPESSOAIS

 

Objetivos: Expor reflexões e conceitos sobre a teoria de grupo, gestão de equipes e teoria de relações interpessoais sobre os estudos do comportamento e relacionamento humano bem como, informações sobre a construção de relações sustentáveis no ambiente do trabalho.

 

Ementa: As origens da teoria das relações humanas entre indivíduos. Conceitos e definição de Relações Interpessoais. Teoria das necessidades Interpessoais. A civilização industrializada e o homem. Funções básicas da organização industrial. Influência da motivação humana. Conceitos fundamentais da formação da personalidade do individuo e sua estrutura. Instintos Humanos: de sobrevivência, de desejo, de competição e de proteção. Comportamento humano nas organizações.. Concepções sobre o processo inter-relacional humano. Aquisição de competência interpessoal. Desenvolvimento interpessoal, gerencial e organizacional. Teoria de grupo. O fator humano nas organizações.O grupo e o indivíduo. Gestão de equipe. Como participar de uma equipe de trabalho. Desenvolvendo e Liderando equipes.

 

MÓDULO XI – TECNOLOGIA DE ENSINO 2: DINÂMICAS DE GRUPO E JOGOS COOPERATIVOS;

 

Objetivos: Oferecer subsídios para coordenar atividades grupais por meio de aplicação de dinâmicas de grupo e jogos cooperativos, a ser utilizada na área organizacional, possibilitando abordagens vivenciais eficazes na aprendizagem comportamental como uma poderosa ferramenta aplicada ao mundo organizacional.

 

Ementa: Relações humanas com base em dinâmica de grupo. O papel do facilitador de grupos na organização. A linha construtivista como abordagem metodológica. Técnicas Vivenciais: Dinâmica de grupo e jogos cooperativos na empresa. A Dinâmica dos grupos: Processo de desenvolvimento grupal. O processo grupal segundo a teoria de Schutz. A ação do facilitador em função do processo grupal. Características e aplicabilidade dos jogos nas empresas. Os elementos estruturais de um jogo. O papel do facilitador na condução de jogos. Competências do dinamicista de grupos. Escolha e modelagem da dinâmica de grupo ou jogo. Laboratório de aplicação das técnicas vivenciais.

 

 

MÓDULO XII – SAÚDE MENTAL E TRABALHO: ESTABELECIMENTO E ROMPIMENTO

DE VÍNCULOS NO TRABALHO

 

Objetivos: Conscientizar sobre as configurações atuais do trabalho e compreensão deste como dimensão de formação de identidade e meio de inserção social, a clareza sobre as exigências do mercado de trabalho e o reconhecimento dos riscos laborais, conhecendo os pressupostos teóricos e metodológicos da relação saúde/doença e trabalho, a partir dos fatores de risco e de proteção para a saúde mental e as implicações para o diagnóstico e a intervenção.

Ementa: Saúde Mental e Trabalho como campo de investigação de atuação profissional. Diferentes abordagens teórico-metodológicas para a compreensão da relação saúde e trabalho. Relação Saúde Mental e Trabalho: Saúde-doença mental e trabalho. Modos de gestão do trabalho e saúde mental. Saúde do trabalhador: politicas públicas , rede de assistência em saúde do trabalhador. Acidentes, doenças ocupacionais e patologias psicossociais. Resiliência e Autonomia no trabalho.

 

 

MÓDULO XIII – INSTRUMENTOS E AVALIAÇÕES EM P.O.T.

 

Objetivos: Desenvolver o conhecimento sobre a área da avaliação psicológica dentro do contexto organizacional, proporcionando ao aluno uma visão crítica, ética e abrangente sobre métodos e estratégias atuais de treinamento e desenvolvimento de habilidades para o trabalho.

 

Ementa: Como avaliar talentos internos: testes possíveis. Consultoria em Psicologia Organizacional: questões éticas referentes aos testes de avaliação psicológica. Necessidades de avaliação das habilidades intelectuais para escolha de estratégias de desenvolvimento humano. Treinamento do pessoal com inteligências múltiplas: inovação em técnicas de treinamento nas empresas. Inteligências múltiplas e as habilidades do consultor interno.

 

 

MÓDULO XIV – GESTÃO DE COMPETÊNCIA

 

Objetivos: Analisar os pressupostos, os processos e as características da gestão por competências, enquanto alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados nas organizações.

 

Ementa: Origens teóricas da gestão por competências. Conceitos de competência. Estratégia e desempenho. Mapeamento de competências. Certificação de competências. Desenvolvimento de competências. Processo de aprendizagem. Treinamento, desenvolvimento e educação. Trilhas de aprendizagem. Estratégias de aprendizagem no trabalho. Gestão do capital intelectual. Ativos intangíveis. Modelos de gestão do capital intelectual. Capital humano. Perspectivas e desafios futuros. Perspectivas e desafios.

 

MÓDULO XV – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC

 

Objetivos: Conhecer os fundamentos teórico-metodológicos que contribuirão para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), referenciando sobre a pesquisa e o conhecimento científico, além de compreender de maneira mais aprofundada como elaborar um plano de intervenção, proposta que será desenvolvida no trabalho de conclusão de curso.


            Ementa: Manual de TCC. Manual de referências. Etapas do TCC. Importância de Metodologia. Objetivos. Revisão de literatura. Resultados esperados. Referência. Resumo. Dados. Títulos.

 

MÓDULO XVI – LEGISLAÇÃO, REMUNERAÇÃO E ROTINAS TRABALHISTAS

 

Objetivos: Compreender a legislação e as rotinas trabalhistas com foco na área de gestão de pessoas nas organizações.

 

Ementa: Admissão de empregados, contrato de trabalho, Intermitente. Jornada de Trabalho, Intervalos e Descanso Semanal Remunerado. Faltas e Afastamentos. Licença Maternidade. Punições disciplinares. Remuneração e adicionais, salário família, PLR. Folha de pagamento e Vale transporte. Encargos de Folha: INSS e FGTS. Recolhimentos GPS, Sefip, DARF. 13º salário e Férias. Rescisão de contrato de trabalho = aviso, causas, direitos, estabilidades. Documentação das rescisões, recibo, GRRF, Seguro desemprego, PPP. CAT de Acidente do Trabalho. Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário e FAP. Algumas NRs Segurança do Trabalho. Guarda de documentos. Penalidades e multas. eSocial – funcionamento.

 

MÓDULO XVII – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE CARREIRA E GESTÃO DA SUCESSÃO

 

Objetivos: Oferecer elementos para estruturar a discussão sobre o processo de Carreira e Sucessão, de forma que os profissionais responsáveis por implantar o processo possam compreender as principais etapas e desafios para o desenho e implantação de um modelo, que seja aderente à estratégia da organização, para atender demandas atuais e futuras.

 

Ementa: A  Gestão de Talentos nas organizações da atualidade: Talento e seus desafios. O desafio da gestão de carreiras para diferentes gerações em uma organização. A correta relação dos subsistemas de RH:  recrutamento e seleção, remuneração, benefícios, estrutura organizacional, cargos gestão por competências, avaliação de potencial, avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvimento. Desenvolvimento de planos de carreira e sucessão: Conceito de carreira, plano de carreira numa linha de compromisso pessoal da chefia, plano individual de carreira. Estratégias formais e informais de desenvolvimento. Coordenação do plano de carreira da empresa com outros subsistemas de recursos humanos. A criação conjunta de planos de desenvolvimento. A criação de indicadores de performance para o sistema de carreira e sucessão

 

MÓDULO XVIII – CONSULTORIA ORGANIZACIONAL

 

Objetivos: Oferecer subsídios para coordenar atividades grupais por meio de aplicação de dinâmicas de grupo e jogos cooperativos, a ser utilizada na área organizacional, possibilitando abordagens vivenciais eficazes na aprendizagem comportamental como uma poderosa ferramenta aplicada ao mundo organizacional.

 

Ementa: A consultoria organizacional. Características do consultor. Tipos de consultoria. Áreas de consultoria empresarial. Modalidades de consultoria. A consultoria. Cuidados com a contratação. Como Elaborar Proposta para projetos de consultoria. Diagnóstico empresarial. Plano de ação e planejamento estratégico. As etapas do processo de Planejamento Estratégico. Benchmarking. Fofa ou Swot. Definição dos indicadores, metas e planos. Ferramenta 5W2H. Analise dos riscos e definição da missão. O que deve conter um plano de ação. Etapa de avaliação. Gestão da mudança comportamento organizacional. Gestão da qualidade total. Forças chaves que proporcionaram os negócios. Dicas para otimizar  a  Adm.  e  avaliação  dos  Serviços  de  Consultoria. Manutenção e Aprimoramento dos  Serviços  de  Consultoria. Estudo de caso.

 

MÓDULO XIX – DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

 

Objetivos: Compreender a docência no ensino superior, identificando os elementos para a compreensão do cotidiano, do processo didático, construir a prática educativa, pedagogia, didática, ensinando e aprendendo a construção do conhecimento.

 

Ementa: A docência no Ensino Superior. Universidades e faculdades isoladas: diversos locais de trabalho dos professores. Elementos para a compreensão do cotidiano e o processo didático. Prática educativa, Pedagogia e Didática. Ensinar e aprender: a construção do conhecimento. Planejamento da ação didática: uma prática em questão. Planejamento de ensino numa perspectiva crí­tica. Objetivos, conteúdos e metodologias. Repensando a aula universitária no dia-a-dia. Avaliação da aprendizagem: avaliar não é o que muita gente pensa.

 

 

MÓDULO XX – CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

 

Objetivos: Capacitar o profissional para a utilização de técnicas para geração de novas ideias no trabalho individual ou em equipes multidisciplinares, por meio de ferramentas que estimulam a criatividade e a busca por inovação, objetivando a solução de problemas, o desenvolvimento de novas formas de atuação e o atendimento às necessidades dos projetos e desafios da empresa.

 

Ementa: Criatividade e inovação: atitudes pessoais e características do ambiente que as influenciam. Trabalho criativo em grupo por meio de técnicas de brainstorming, mind-mapping, e pensamento lateral. Inovação como parte das estratégias empresarias e meio de subsistência das  empresas/organizações atuais.  Sistematização do processo de criatividade e inovação dentro das empresas em prol da resolução de problemas atuais e das necessidades de inovação. Processos de desenvolvimento de inovações para novos produtos e serviços das empresas.

COORDENADOR DO CURSO: Rozinei Domingos Mesquita

Graduado em Comunicação Social pela Faculdades Integradas Cândido Rondon(1999); Graduado em psicologia pela UFMT 2019; Pós graduado em MBA Comportamento Humano nas Organizações 2008; Pós graduado em Fundamentos da Musicoterapia; Especialista em Constelações sistêmicas Familiar e Organizacional; Especialista Máster em Programação Neurolinguística; Profissional Coach; Especialista com ênfase em Consultoria e Treinamentos; Especialista em Fundamentos da Psicanálise.

 

                                                                         PÚBLICO-ALVO:
Profissionais em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos como Psicologia, Administração, Pedagogia, Ciências Sociais dentre outras áreas afins), Gestores, Consultores, Executivos, e outros Profissionais de nível superior que pretendem uma atuação diferenciada em alcançar cargos de liderança nas Organizações ou que buscam desenvolvimento profissional com vistas à complementar suas carreiras.

 

 

OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos para o planejamento, gestão e monitoramento de programas voltados para o desenvolvimento comportamental nas organizações, ofertando ao aluno (a) a compreensão, a avaliação e a intervenção crítica sobre as novas formas de gestão de pessoas e seus impactos sobre o comportamento humano e as relações de trabalho.

 

CORPO DOCENTE *:

*Esp. Rozinei Domingos Mesquita: Graduado em psicologia pela UFMT 2019; Graduado em Comunicação Social pela Faculdades Integradas Cândido Rondon(1999); Pós graduado em MBA Comportamento Humano nas Organizações 2008; Pós graduado em Fundamentos da Musicoterapia; Especialista em Constelações sistêmicas Familiar e Organizacional; Especialista Máster em Programação Neurolinguística; Profissional Coach pela academia ABRACOACHING; Especialista com ênfase em Consultoria e Treinamentos; Especialista em Fundamentos da Psicanálise.

 

Me. Marluce Dezorzi: Consultora Organizacional com sólida experiência em Gestão Estratégica de Pessoas. Especializações: Desenvolvimento Organizacional, Remuneração, Assessment e Processos de RH.

Dr. João Luis Nunes: Certified Master Coach no Behavioral Coaching Institute (BCI)/Cingapura; Trainer e Certificador Internacional dos Cursos CMLC (Certified Manager/Leader as Coach) e CPC (Certified Practitioner Coach) no Instituro de Desenvolvimento da Consciência Organizacional e Humana (IDECOH)/SC, licenciado pelo Behavioral Coaching Institute (BCI)/Cingapura; Coordenador de Ensino do Instituto de Desenvolvimento da Consciência Organizacional e Humana (IDECOH)/SC; Executive Coach, certificado pelo Behavioral Coaching Institute/EUA (BCI) e pela Abracoaching – Academia Brasileira de Coaching/RJ; Life Coach, pela Abracoaching/RJ e Behavioral Coaching Institute/EUA (BCI); Consultor na Allcon – Consultoria de Resultados/RS Consultor DISC Avançado Etalent; Psicólogo Clínico – PUCRS, com mais de vinte anos de experiência; Especialista em Terapias Vibracionais, certificado pela Alaskan Flower Essences – Alasca/EUA e Aloha Flower Essences – Havaí/EUA; Practitioner e Instrutor de Auto-Ajuda de Jin Shin Jyutsu, certificado pela JSJ Inc. – Scotsdale – Arizona/EUA;

 

Dra. Cleonice Terezinha Fernandes: Doutora pela UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/Portugal – Ciências da Motricidade. Bióloga, professora no PPGEn – mestrado em ensino da UNIC – Universidade de Cuiabá em associação ampla com o IFMT – Instituto Federal de Mato Grosso. Atuou em Educação Matemática, Especial e Inclusiva por 32 anos no Ensino Básico – classes regulares e centros de recursos. Foi membro da CBS – Comissão Brasileira de Estudos e Pesquisas de Soroban da SEESP/MEC (2001- 2008), e co-autora de duas publicações (2006 e 2011) na área da educação matemática para cegos na Coleção Escola Inclusiva do MEC. Pesquisadora em: ensino, motricidade, dificuldades/transtornos de aprendizagem, educação ambiental e educação infantil, ciências para crianças, alfabetização matemática, inclusão e neurociências na educação. Membro do CEP – Comitê de Ética e Pesquisa da Escola de Saúde Pública do Estado de MT desde 2012, sócia fundadora do MIMA – Museu Internacional da Mulher/Portugal (2016) e secretária do IMUNE – Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso/BR. Consultora do MEC\SECADI para o Atendimento Educacional Especializado – AEE – nas Salas de Recursos Multifuncionais das regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil. Atualmente desenvolve pesquisa pós doutoral na Universidade de Huelva-Espanha sobre conhecimento especializado de matemática – MTSK – Mathematics Teacher’s Specialized Knowledge sob supervisão do professor Dr. José Carrillo Yánez (Pepe Carrillo).

 

Dra. Maria Angélica Sadir Pietro: Possui Mestrado em Ciências Biomédicas pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e Doutora em Psicologia pela PUC Campinas (2010). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Comportamental Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: stress, estressores internos, crenças irracionais e relacionamentos interpessoais e Gestão de Pessoas. Foi docente dos Cursos de Especialização em Terapia Comportamental Cognitiva (TCC) do Centro Psicológico de Controle do Stress em Campinas por 10 anos e atualmente docente dos cursos de Especialização em TCC pelo Instituto de Terapia Cognitivo Comportamental em Campo Grande, no Instituto Paranaense de Terapia Cognitiva em Curitiba e de Foz do Iguaçu e do AMBULIM pelo Instituto de Psiquiatria do HC da Universidade de São Paulo. Além disso, docente do Programa de MBA em Gestão de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida nas Organizações da Faculdade São Camilo em São Paulo e do MBA em Liderança e Coaching das Universidade de Cuiabá e da Universidade de Sinop (MT). Tem formação e atua em em Coaching desde 2010.

 

Me. Rose Ângela Passos Bueno: Pedagoga e Psicóloga. Mestranda em Psicologia pela UFMT. Experiente na área de Clínica, Educacional, Organizacional e do Trabalho. Especialista em Gestão de Pessoas e Performance Organizacional pela Unic-MT, em Dinâmica dos Grupos pela SBDG-RS e Terapia Sistêmica para casais e família pelo CEFI-RS. Atuante como docente em cursos de graduação nas áreas de Psicologia, Administração e afins no Centro Universitário de Várzea Grande – Univag ministra as disciplinas de Introdução à Psicologia Organizacional e do Trabalho e Tecnologia , Trabalho e Subjetividade. Supervisora de estágios específicos na área de Psicologia Organizacional e do trabalho e no atendimento clínico sistêmico de casais e famílias. É consultora na área Organizacional e Educacional. Terapeuta de Casal e Familia. Orientadora profissional e Desenvolvimento de Carreira.

 

Me. Carla Adriana de Queiroz: Graduada em Psicologia pela Universidade de Cuiabá (2001), especialista em Gestao de Pessoas nas Organizações e gestão executiva de negócios. Atualmente é professora das Instituições de ensino: Unic Cuiaba (Grupo Kroton) e ICEC, afiliada Unip em Cuiabá. Tem experiência nas áreas de educação tecnológica dos cursos de gestão em Recursos humanos, gastronomia, gestão hospitalar, gestão em marketing, dentre outros. Atuo também nos cursos de graduação graduação, com ênfase em Psicologia, administração, medicina, nutrição, dentre outros cursos, atuando principalmente com os seguintes temas: Habilidades de comunicação, historia da psicologia, metodologia, psicologia, ciência e profissão, psicologia jurídica, Gestão de pessoas, comunicação empresarial, Relacionamento interpessoal, Psicologia empresarial, Psicologia social, gestão de serviços em saúde, qualidade de vida, responsabilidade sócio ambiental, dentre outras. Trabalhou como Gerente de RH em organização privada e este fator agrega valor pois traz às aulas cases práticos relacionados a área de gestão de pessoas. Atualmente é credenciada junto ao fórum da comarca de Varzea Grande atuando diretamente na Vara da Infância e adolescência.

 

Me. Jair Donato Lima: Graduado em Psicologia (Universidade de Cuiabá – UNIC, 2018) e Jornalismo (Faculdades Integradas de Várzea Grande, 2001). Pós-graduado em Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida – MBA (UNIC 2005). Mestrando em Ensino pela UNIC e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Atua como professor de Graduação e Pós-Graduação (desde 2006). É Consultor de Desenvolvimento de Pessoas (desde 2000), palestrante, escritor, Diretor da DomNato Consultoria e Vice-presidente do Conselho de Curadores da Associação Colônia Vó Durcelina. Escreve semanalmente para o jornal A Gazeta. Organizador e coautor do livro “PESSOAS – Foco & Desenvolvimento” (2016). Organizador do livro Pessoas & Psicologias (2018).

 

 

Me. Jorge Mauricio de Castro: Mestre Internacional em Gestion e Direcion de empresas pela Universidade de Alcalá, Espanha (2002). É Especialista em Comportamento Humano nas Organizações, Professor Universitário em cursos de Pós-graduação de renomadas Universidades brasileiras e autor de 7 livros. Atuou por mais de 20 anos como executivo de empresas na área de gestão de pessoas. Diretor da JMC Consultoria e Educação Corporativa desde 1994, é Consultor Sênior com Certificação Internacional e já ministrou Palestras, Cursos e Workshops para mais de 500 empresas em 19 estados brasileiros, além de Portugal e Itália. Profissional reconhecido com o Selo de Qualidade WEC por 13 anos consecutivos, nas categorias Palestrante e Consultor. Professor Especialista do Conselho estadual de Educação/MT e comentarista de carreira da TV Globo (Centro América).

 

Esp. Kenia Kessia: Pós Graduada em Gestão de Processos de Negócios (BPM), Pós Graduada em Gestão de Negócios com Foco em Estratégia e Marketing, Graduada em Tecnologia da Informação,CBPP® – Certified Business Process Professional (ABPMP); CFAP – Formação de Analista de Processos (Gart Capote); Formação de Auditor Líder em SGQ – NBR ISO 9001 (MCG-RJ); Formação de Avaliadores ONA (DNV-GL); Formação de Analista Comportamental DISC (Ólami); Formação de Analista de Cargos e Salários (ABRH/MT); Formação de Analista e Coordenador de Treinamento e Desenvolvimento (Benedito Milioni).

Celso Ferreira da Cruz Victoriano – Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006). Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino – UMSA – Buenos Aires – AR (2012).  Especialista em Modelagem Matemática pela UNEMAT (1998) e Direito Público pela UNEMAT (2000). PósDoutoramento em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino – UMSA – Buenos Aires – AR (2013).

 

Dra. Rita Eliana Mazaro: Pós-Doutoranda em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de São Paulo – SP. Doutorado em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de São Paulo – SP. Mestrado em Psicologia Social, Especialização em Gestão de Pessoas e Graduação em Psicologia pela Universidade São Marcos – SP. Atualmente é Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia e do curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso – MT.

 

Rosana Lia Ravache – Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Mestre em Geografia Humana pela Universidade Federal de Mato Grosso, Especialista em Terceiro Setor e Políticas Públicas pela Universidade Cândido Mendes.

*O Grupo Atame se reserva o direito de alterar o corpo docente, por outro de titulação equivalente, quando por motivo de foro pessoal aquele que estava designado ficar impossibilitado de ministrar a aula, evitando assim alteração de calendário.

(*) A Empresa se reserva ao direito de adiar ou cancelar o curso quando o número de matriculados for inferior a 40 alunos.

 

 

Formulário de Inscrição

 

Taxa de Matricula R$ 150,00 

Consulte as empresas conveniadas com desconto de ate 25% 

Indique amigos e ganhe descontos na matricula, consulte o regulamento com nossos consultores.

Detalhes

Início:
29 maio 2020 18:00
Final:
30 maio 2020 17:30
Preço:
R$750,00
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