Curso sobre Sinconfi acontece em janeiro de 2020 em Cuiabá; Oportunidade imperdível para profissionais da área

Estão abertas as inscrições para o curso sobre a Matriz de Saldos Contábeis 2020, que estará sendo realizado em Cuiabá, em 28 de janeiro. A iniciativa é do Grupo Atame e tem como objetivo atualizar e esclarecer dúvidas dos seus participantes em relação à geração da Matriz de Saldos Contábeis por parte de todos os Poderes e Órgãos dos entes da Federação, incluindo os órgãos de Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

De acordo com a ementa do curso ainda, durante a capacitação, os participantes terão a oportunidade de aprender sobre as novidades trazidas por meio da publicação da Portaria do Siconfi 2020, bem como esclarecer dúvidas relacionadas ao carregamento da MSC, geração dos rascunhos dos relatórios fiscais a partir dos envios; realização de “De-Para” do Plano de Contas e Informações Complementares para o padrão definido pelo Siconfi; Dúvidas relacionadas ao Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias – CAUC, entre outras.

O curso é direcionado para gestores públicos, contabilistas, servidores dos departamentos de Contabilidade ou de Finanças, responsáveis pela elaboração, assinatura e envio dos Relatórios Fiscais e Contábeis à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Servidores do departamento de Controle Interno dos Órgãos Públicos e desenvolvedores de sistemas que precisam entender os procedimentos para a geração da MSC pelos sistemas de seus Órgãos, além de outras pessoas que tenhas interesse no assunto.

Segundo o diretor-geral do Grupo Atame, Ildo Faccio, o Siconfi é a ferramenta disponibilizada pela STN para recepcionar os relatórios Contábeis e Fiscais (RREO, RGF e DCA) de todos os Poderes e Órgãos da Administração Pública Brasileira e visa o aperfeiçoamento das contas públicas nacionais.

“Agora, foi disponibilizada pela secretaria uma nova forma de envio de informações fiscais (RREO e RGF): a Matriz de Saldos Contábeis – MSC. O envio da MSC é obrigatório pelos Estados e municípios. A ausência de envio dos relatórios Fiscais, Contábeis e da Matriz de Saldos Contábeis acarretará para o ente Federado, inadimplência perante o CAUC, ficando o estado ou município impedido de receber transferências voluntárias, bem como realizar operações de crédito com agentes financeiros, gerando assim, uma série de transtornos para a Gestão Pública responsável. Por isso, essa capacitação é de extrema importância, principalmente para quem atua nesta área”, afirmou Faccio.

A capacitação acontece em Cuiabá, das 08h às 12h e das 14h às 18h, com um total de 08 horas de duração. O participante ainda receberá material didático sobre o assunto e certificado de participação.

INSTRUTOR – Quem estará ministrando esse curso é o professor Aldemir Nunes da Cunha. Ele é Contador Público Federal e atualmente é o responsável pela implantação dos processos de Governança Pública e Integridade na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB.

“Farei uma abordagem teórica dos conteúdos: Portaria STN nº 642/2019, que disciplina as regras para envio de dados ao Sinconfi a partir do exercício de 2020. Tópicos sobre a Matriz de Saldos Contábeis, melhoria da consistência das informações contábeis produzidas e divulgadas pelos municípios e estarei à disposição para esclarecer dúvidas relacionadas ao Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias”, disse ele.

Inscrições – As inscrições já estão abertas e os interessados já podem se inscrever.

Mais informações – Você pode obter mais informações através do site: www.grupoatame.com.br ou através do telefone: (65) 3321-9000.

ComunicArte
Assessoria de Imprensa/Grupo Atame